Chá branco: para que serve, como fazer e contraindicações


O chá branco é uma bebida que pode ajudar a emagrecer, prevenir o envelhecimento precoce, diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir as inflamações.


Encontre um Médico perto de você!


Parceria com




Buscar Médico

Esses benefícios se devem ao fato de o chá branco conter cafeína, catequina, epicatequina e epicatequina 3-galato, que são compostos bioativos com ação termogênica, anti-inflamatória e antioxidante.

O chá branco é feito a partir da mesma planta que o chá verde, a Camellia sinensis. No entanto, as folhas e os brotos usados para produzir o chá branco são colhidos com a planta ainda jovem. O chá branco pode ser encontrado na sua forma natural ou em sachês, em farmácias e lojas de produtos naturais.

Leia também: Chá verde: 13 benefícios para a saúde (e como preparar)

tuasaude.com/beneficios-do-cha-verde





Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o chá branco

O chá branco pode ser indicado para:

1- Ajuda no emagrecimento

O chá branco pode ajudar no emagrecimento por conter cafeína, uma substância com ação termogênica que estimula o metabolismo, aumentando a queima de gordura corporal.

Por ter um efeito diurético, o chá branco também ajuda a eliminar o excesso de líquido corporal, ajudando na perda de peso.

No entanto, para promover o emagrecimento, o chá branco deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada a prática regular de exercícios físicos.

2. Previne o envelhecimento precoce

Os polifenóis presentes no chá branco possuem propriedades antioxidantes, que protegem as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres.

Por isso, o chá branco ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, evitando as rugas e linhas de expressão.

Leia também: Envelhecimento precoce: sintomas, causas, tipos (e como combater)

tuasaude.com/envelhecimento-precoce

3. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

O chá branco diminui o risco de doenças cardiovasculares, porque possui catequinas, que são compostos antioxidantes anti-inflamatórios que mantém artérias saudáveis.

Além disso, o chá branco também ajuda a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, por proteger as células de gordura contra a oxidação causada pelos radicais livres.

4. Mantém a saúde mental

Por conter catequinas e flavonoides antioxidantes e anti-inflamatórios, o chá branco ajuda a manter a saúde mental, diminuindo o risco de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e mal de Parkinson.

5. Reduz o risco de câncer

O chá branco pode ajudar a reduzir o risco do desenvolvimento de câncer, por conter polifenois com ação antioxidante, como catequina, ácido galicânico, epicatequina, galocatequina, epigalocatequina e epicatequina 3-galato.

Leia também: Polifenóis: o que são, benefícios e em que alimentos encontrar

tuasaude.com/polifenois

6. Diminui as inflamações

O chá branco diminui as inflamações por ter ação imunomoduladora, ajudando a reduzir os níveis de compostos inflamatórios, como TNF-α e proteína C-reativa e a aumentar os anti-inflamatórios, como IL-10 e IL-6.

Leia também: Inflamação: o que é, sintomas, causas e tratamento

tuasaude.com/inflamacao

7. Pode ajudar a controlar a pressão arterial

Por possuir propriedades vasodilatadoras, o chá branco ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, favorecendo o controle da pressão arterial.

Isso acontece porque as catequinas presentes nessa bebida diminuem a inflamação e melhoram a função das artérias e o fluxo de sangue.

Entretanto, o chá branco não é capaz de tratar a pressão alta e, por isso, não deve substituir o tratamento médico para hipertensão.

Como fazer o chá

O chá branco pode ser feito adicionando-se 1 colher (de chá) dessa planta em uma xícara de água. Para isso, basta aquecer a água, até iniciar a formação de pequenas bolhas, apagando o fogo antes que inicie a fervura.

Ao apagar o fogo, adicionar o chá branco, tampar a panela e deixar descansar por 5 minutos. Coar a bebida e tomar ainda morna. Essa bebida também pode ser feita adicionando-se 1 sachê de chá branco à uma xícara de água.

Pode-se beber até 3 xícaras de chá branco por dia, que devem ser entre as refeições.

Receitas com chá branco

Algumas receitas com o chá branco incluem:

1. Suchá de Abacaxi

Ingredientes

  • 200 ml de chá branco;
  • Suco de ½ limão;
  • 2 rodelas de abacaxi;
  • 3 folhas de hortelã ou 1 colher de chá de raspas de gengibre;

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, transferir para um copo e beber em seguida, de preferência sem coar ou adoçar.

2. Gelatina de chá branco

Ingredientes

  • 600 ml de água;
  • 400 ml de chá branco;
  • 2 envelopes de gelatina de limão.

Modo de preparo:

Misturar a água e o chá branco, e diluir a gelatina de acordo com as instruções do fabricante. Levar para a geladeira e deixar por 4 horas ou até endurecer.

Possíveis efeitos colaterais

Devido à presença de cafeína, a ingestão excessiva de chá branco pode causar náuseas, dor de cabeça, insônia, irritabilidade, queimação e irritação no estômago, vômitos e alteração nos batimentos do coração.

A ingestão excessiva de chá branco também pode diminuir a absorção de ferro e, em alguns casos, causar a intoxicação no fígado.

Quem não deve usar

O chá branco não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como não deve ser tomado por crianças.

Além disso, pessoas com dificuldade para dormir, ansiedade, arritmia, alterações na tireoide, problemas nos rins ou fígado, anemia, úlcera gástrica e gastrite, também devem evitar o chá branco.

Pessoas que estejam usando medicamentos, suplementos ou fitoterápicos regularmente, devem sempre consultar o médico antes de tomar o chá branco. Isso porque essa bebida pode alterar a ação de alguns medicamentos ou suplementos.



Source link